Papo com Especialista

Sabemos que a jornada com a estomia podem surgir muitas dúvidas e, por isso, esse é um espaço para te atualizar sobre os assuntos relacionados aos cuidados com a estomia, do corpo e da mente.

Afinal, ter informação de profissionais capacitados é uma das principais coisas para trilhar essa jornada!

E aí, prontos para terem uma experiência com os melhores especialistas?

Nossos Especialistas

Clique na foto e fique por dentro das dicas e orientações profissionais para despertar um universo de possibilidades no seu dia a dia.

Enfermeira / Estomaterapeuta
Sociedade Bras. de Cirurgia Oncológica

Festas de fim de ano são uma delícia, não é mesmo?! Época de comidas tradicionais, principalmente o Natal, me remetem à cheirinho de coisa boa saindo do forno da casa da minha vozinha! Seria perfeito se não fossem algumas lembranças, digamos “digestivas”, não tão agradáveis, que esta data já representou um dia. Confesso que muitas vezes, contrariando meus conhecimentos técnicos de enfermeira estomaterapeuta e minha vivência de pessoa com estomia há anos, insistia em comer esses quitutes divinos como se não houvesse o amanhã, mas, como resultado das minhas travessuras e teimosia, tive cólicas intestinais tenebrosas.

Todos os anos, passava o mesmo, prometia a mim mesma que iria me conter! Até o dia que foi preciso ir à emergência hospitalar por obstrução intestinal. Hoje mais experiente, basta recordar a intensidade da dor e o risco de estar dentro de um hospital ou até mesmo em precisar de outra cirurgia para me convencer que cuidados são necessários. Dizem que aprendemos na dor, mas creio que também podemos aprender no amor!

Cada pessoa é única e tem reações de forma individual aos alimentos, mas é importante que você esteja ciente que existem alguns grupos nutricionais que podem causar obstrução intestinal ou até mesmo diarreia e que são comumente encontrados na Ceia de Natal.

Uma dica que pode te ajudar a evitar este tipo de surpresa desagradável é não exagerar nas quantidades, prove pequenas porções e verifique como seu organismo responde. O ideal mesmo, é buscar informações com um profissional nutricionista antes de se aventurar a provar algo novo.

Caso você não tenha acesso a um neste momento, para te ajudar com informações mais detalhadas, acesse o link do nosso podcast especial de Natal, como convidada temos Dra. Cristina Diestel, nutricionista clínica e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com orientações sobre cuidados com alimentos típicos das celebrações do fim de ano que a pessoa com estomia deve ter para evitar estas preocupações nestes momentos tão especiais.

Aproveite!!!