Estilo de Vida

com Leila Souza

Aqui é um espaço para vivenciar as experiências de quem tem a estomia como companheira de vida.

Vamos falar sobre saúde, esportes, moda, beleza, direitos e muitas outras dicas para aproveitar a vida com muito mais qualidade.

E aí, estão prontos trocar experiências?

Vem com a gente nessa jornada....

Cuidados com sua Periestomia

É importante manter a pele ao redor do estoma (pele periestoma) saudável, para isso, veja aa dicas:

  • Para ajudar a manter a pele periestomal saudável, é importante que o use o protetor cutâneo, além da escolher um sistema coletor que ajuste-se bem ao seu estoma para proteger eficazmente a pele do contato com o efluente.
  • Não utilize produtos perfumados na sua pele, porque pode causar ressecamento, irritações ou até mesmo alergias.
  • Não demore muito para fazer a troca da bolsa, no máximo de 3 a 4 dias.
  • Tenha cuidados com os insetos, não deixem nenhum pousar na sua pele ou estoma.

Se você precisa de ajuda com um atendimento personalizado, entre em contato com a equipe da ConvaTec.

✨ Lembra-se, a Estomia não te define 💙

Conheça minhas redes sociais

Dicas de Alimentação

Olá pessoal, hoje vou falar sobre de alimentação, dicas que para mim, funcionam.

Por sermos Ostomizados, temos que ter uma alimentação regular.
Por isso, separei umas dicas para vocês, de alguns alimentos que eu evito em determinadas situações, para assim, diminuir o odor das fezes e gases.

  1. Se você vai sair pra algum lugar e tiver alguma comida que você não é acostumado a comer, não coma!Experiência própria, porque nosso intestino é muito rápido quando não reconhece o alimento.
  2. Evite comer comidas gordurosas.
  3. Quando estiver com diarreia: maçã e goiaba sem casca e sem sementes (cuidado ao comer goiaba não exagere.
  4. Quando estiver com intestino preso: ameixa preta, aveia e suco de tamarindo.
  5. Para diminuir o odor das fezes e dos gases: iogurte natural, chá de erva doce e pêssego.
  6. Beba muita água. O consumo de líquidos durante dias quentes, deve ser aumentado, especialmente por ileostomizados. Se cuide!

Essas são dicas que, para a minha realidade, funcionam! Em caso de dúvidas sobre alimentação, não hesite em procurar um profissional e mandar uma mensagem aqui no “Fale conosco”.

Dicas de Moda

No vídeo de hoje falei três dicas que irão ajudá-las a aproveitar melhor os looks, pois sei que as vezes queremos usar uma roupa estilosa e acabamos ficando insegura em relação a bolsinha devido que, as vezes, algumas roupas mostra-as.

O importante é não ligar para o que os outros pensam, se você quer usar uma roupa que gosta, use sem medo de ser feliz, você é livre pra usar o que quiser e sem ligar para o que irão falar.

Não é porque usamos uma bolsa de colostomia que não iremos ser estilosas não é?

Vamos arrasar nos looks e mostrar que podemos ser Ostomizadas Estilosas. Quero ver todas vocês arrasando nas capinhas e usando com a roupa que você gosta.
Lembre-se, você é maravilhosa do jeitinho que você é, e a Estomia não te define, viva além!

Viagem ao Maranhão

Olá meu povo, nesse vídeo estou mostrando um pouco do meu interior (Povoado Morro Vermelho-MA) e a cidade de (São João dos Patos-MA), onde eu passei as minhas férias lá e curti bastante.

Meu interior está bem evoluído cada ano que vou lá.... antes não tinha nem energia e nem água encanada, aos poucos foi fluindo.
Todas as casas eram cobertas de palha, hoje a maioria estão com telhas e banheiro dentro de casa com vaso sanitário (antigamente a maioria era banheiro feito de palha) mas existem alguns ainda. A nostalgia bateu, lembro que na minha casa, eu tinha que lavar minha bolsa com uma mangueira e jogar as fezes no mato ou barreiro, porque na minha casa não tinha vaso sanitário.

Hoje eu viajo e fico na minha avó, na casa dela tem vaso sanitário, então, é tranquilo pra fazer a higienização da bolsa e pele.

Enfim, como viram, vim de um lugar bem simples e jamais esquecerei das minhas raízes. Carrego apenas as coisas boas comigo do que aprendi lá... Apesar das muitas dificuldades, nunca perdi meu riso, minha positividade e essas pequenas coisas me dão forças pra continuar arrasando com minha bolsinha.

Relacionamentos

É difícil para algumas pessoas quando o assunto é relacionamento, esse processo é mais fácil para alguns, e complexo para outros.

Você é livre pra decidir o que é melhor para você, então, se não estiver preparada ou preparado, espere o seu tempo.

Mas, conte, pois se o medo é a pessoa não te aceitar pela sua condição, é melhor ela ir, pois a sua estomia não é você, é um detalhe no seu corpo. Fique com alguém que saiba valorizar isso.

Eu me dei a oportunidade de contar sobre mim e minha estomia e hoje vivo bem melhor porque sei que as pessoas que estão ao meu lado, realmente gostam de mim pelo o que sou.

Somos incríveis demais para pararmos nossas vidas por conta da estomia, então, viva intensamente e tenha mais confiança em si mesmo e lembre-se: nunca faça nada pra agradar alguém que não seja você mesma (o).

Se ame em primeiro lugar! ❤️

Dicas de Viagem

Primeiramente quero desejar um feliz ano novo para todos, agradecer a Convatec pelo carinho e por fazer parte dessa equipe maravilhosa! ❤️

Você Ostomizado, é incrível do jeito que é, não se importe com opiniões de segundos... Essa bolsa nos deu uma incrível chance de viver mais uma vez... Então, vamos fazer a diferença nesse mundo, vamos viver intensamente... Viajar, curtir a família, comer, beber, porque podemos fazer de tudo, mas moderação, é claro!

Vivendo com Positividade

Você que passou ou deve estar passando por muitas coisas que nem imaginava viver, tenha calma! É clichê, mas, por mais doloroso e difícil que seja, acredite, vai passar. Tudo isso só prova que você é mais forte do que pensava ser.

Então, aproveite sua vida da melhor forma, sem medo de ser feliz. Seja positivo, seja você mesmo e tenha amor próprio, se orgulhe da sua força, da pessoa que você é, porque a sua OSTOMIA é apenas um detalhe, e você pode ser quem você quiser ser.

Se permita ser Feliz e abrace essa nova chance que você teve: Ostomia não é o fim, mas sim o início de uma nova VIDA.

Minha Biografia

Olá, eu sou a Leila Souza, nova integrante do Blog Ostomizados Com Você.

É um prazer fazer parte desta comunidade e compartilhar com vocês o meu dia a dia.
Imagino que vocês estão se perguntando, como foi o meu processo com a ostomia, né? No vídeo deixei tudo bem explicadinho e bem resumido, afinal, a história é longa e de muita superação.

Quando eu saí da sala de cirurgia com a ostomia, não tínhamos nenhum canal de informação para responder as milhões de perguntas. A minha mãe chegou a comprar fraldas de pano e colocava em mim, dobrava e colocava na barriga para cobrir a ostomia, eu usei fralda de pano muito tempo até descobrir a bolsa de colostomia. E isso, com toda certeza, foi a melhor coisa que já fizeram.

Hoje sou ostomizada definitiva após 24 cirurgias e te garanto, e sou muito feliz!